sábado, 11 de julho de 2009

Coisas de Luciana: Um livro, um filme e muitas lições! 11/07/09


Ah, os estereótipos...
Hoje cedo me deparei com uma citação de um filme de minha adolescência que muito me marcou e inspirada por um livro que ainda não li (mas que estou com muita vontade de ler - Oba! Livro de outro universo. Diferente do das mamães recentes) fiquei inspirada a compartilhar algumas coisas. Quem está esperando a citação, calma que a vem mais abaixo...

1) O livro:O Clube do Filme. Idéia real em momento de não saber mais o que fazer e que transformou a vida de um pai e um filho. Menino não queria mais saber de estudar (o que pode levar a estereótipos, não é?) e o pai já desesperado faz um pacto: o filho saíria da escola, mas teria que assistir filmes escolhidos pelo pai regularmente. Acho que ele teria que assistir de tudo (bom, ruim, cult ou não) e depois eles conversariam sobre os filmes. Que idéia genial! Pois é assim que aprendemos com a vida, com as pessoas: observando, analisando, conversando, interagindo...Estou curiosa para saber que filmes eles assistiram e como tudo isso foi conduzido! Eu amo filmes e aprendo tanto com eles!
2) O filme:The Breakfast Club (acho que em português é: Clube dos Cinco). Ah, tem que assistir para entender. É um filme de adolescentes, para o mesmo público, mas a vida continua igualzinha depois de adulto: estereotipada, o livro sendo julgado pela capa, etc. Somos inúmeros seres dentro de um só ser, mas continuamos a reduzir os outros e sendo reduzidos a estereótipos mesmo depois de "adultos". Fora isso, o filme deixa uma boa sensação depois de assistirmos!
3) Música do filme com algumas imagens do filme (que vou dar o link no final):
Don´t you (forget about me) cantado pelo Simple Minds. Bem anos 80, bem saudosista, mas tudo a ver.


DON´T YOU (Forget about me)e cenas do filme THE BREAKFAST CLUB:

E antes que eu me esqueça, a citação que deu origem a toda essa idéia:

"Dear Mr. Vernon, we accept the fact that we had to sacrifice a whole Saturday in detention for whatever it was we did wrong. But we think you're crazy to make an essay telling you who we think we are. You see us as you want to see us... In the simplest terms, in the most convenient definitions. But what we found out is that each one of us is a brain... and an athlete... and a basket case... a princess... and a criminal..Does that answer your question?... Sincerely yours, the Breakfast Club."

"Caro Sr Vernon, nós aceitamos o fato de que nós tivemos que sacrificar um sábado todo em detenção por qualquer coisa que seja que fizemos de errado. Mas nós achamos loucura fazer uma redação falando quem nós pensamos que somos. Você nos vê como quiser nos ver... Nos termos mais simples, nas mais convenientes definições. Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro...e um atleta... e um caso perdido... uma princesa... e um criminal. Isso responde sua pergunta? Sinceramente, o clube dos cinco."

Nenhum comentário: