domingo, 4 de outubro de 2009

Coisas de Luciana: 2016! 04/10/2009

Antes que me chamem de desinformada ou que achem que não sei valorizar nosso país (ou até demosntrar amor por ele) ou que não estou nem aí, devo alertar que estou vivendo em um mundo paralelo há mais ou menos 4 anos. E esse meu mundo é tão lindo, caótico e fascinante que tudo mais se torna conversa fiada ou gasto de energia banal...

Meu mundo se resume às minhas menininas (uma de 3 anos e quase 3 meses e outra de 1 ano e 1 semana). E é claro, que sobra energia e disposição para meu grande companheiro nessa jornada (meu marido e pai das menininhas) e para meu serviço, alguns amigos e alguns outros hobbies e interesses.
Mas definitivamente, não tinha a mínima idéia de que o Brasil estivesse disputando uma vaga para ser sede de olimpíada (culpa de quem me manda email, culpa do twitter, culpa do jornal que leio, culpa de não colocarem propaganda no Discovery Kids ou na Warner, Sony e afins). Será que ando tão distraída assim?
Pois bem, estou eu no twitter esses dias e vejo campanha de "Rio 2016" para cá, "Rio 2016" para lá e vou me informar, é claro, mas já pensando: "Deve ser bobeira, deve ser algo que não vai me acrescentar em nada".
E dito e feito: Olimpíadas no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2016. Pensei na hora: "Legal se ganhasse, mas no fundo, pra que? Pra que tanto auê? Pra que tanta vontade que fosse aqui?"
Bem, a primeira coisa que pensei foi que se fosse uma atleta e essa de 2016 fosse a minha primeira (ou quem sabe única) Olimpíada, eu gostaria de viajar para outro país (nada contra o Brasil, quem me conhece sabe que amo e respeito muito nosso país, mas viajar como uma atleta de ponta deve ser muito bom).
Fora isso, com tanta bagunça política em nosso país, com tanta coisa para colocar nossa energia e dedicação, parece supérfulo pensar nessas coisas, achar legal essas coisas, torcer por essas coisas e acreditar que não vou ver nosso dinheiro tão suado indo parar em mãos de alguns ou ainda lembrar que todo mundo torce e sorri, mas poucos, muitos poucos, brasileiros teriam o privilégio de poder pagar para prestigiar de perto um evento como esse. Então pra que? Pra que tanta energia, desejo ou sonho?
Mas enfim, na hora do anúncio, estava eu em frente da televisão (estava no salão cuidando do meu lado mulherzinha). E todas do salão falando só disso, torcendo, ansiosas, dramáticas e felizes com a possibilidade. E lá estava eu, contaminada, torcendo também, esquecendo de todos os detalhes que realmente penso. Parecia uma atleta de ginástica esperando ansiosa as notas dos jurados.
Quando finalmente ouço a pronúncia toda gringa do nome RIO DE JANEIRO e vejo essas letrinhas dando o prêmio para o nosso país, sorrio de felicidade orgulhosa de nosso país, orgulhosa de mim mesma por ser brasileira.
Mas passados alguns minutos de euforia (e ainda esquecida de tudo que me leva a crer que tudo isso é bobeira em um país como nosso, em um momento político como o nosso), me pego pensando no ano de 2016...
No ano de 2016, eu vou estar com ... (nossa, vou estar com tudo isso?). Deixa pra lá!
Minha menininha mais velha vai estar com 10 anos! 10 anos! Nossa! Que mocinha linda! Como será que ela vai ser?
A menininha mais nova vai estar com 8 anos. Que fofa! Já vai ter aprendido a falar, já vai ser quase uma mocinha, já vai ter aprendido a se defender da irmãzinha mais velha e já vai ter aprendido a brincar com ela (o sonho da menininha mais velha)...
Eu e o Ni vamos estar planejando nossa viagem ao exterior (10 anos juntos de papel e festa: 10 países pela Europa), já vamos ter ido a alguns lugares lindos no Brasil e também nos EUA com toda a família, vamos estar até enjoados da nossa casa de interior (que ainda vamos construir) com direito àquele tipo de quintal enorme com árvores que dão sombras, árvores frutíferas e com piscina e churrasqueira para a família, mas sei que ainda vamos ter muitos outros sonhos juntos...
Ah, quase me esqueci, meu futuro bebezinho ou bebezinha (que se tudo der certo, vai nascer em 2010 ou no máximo 2011) já vai estar com 5 ou 6 anos. Será que vai ser outra menininha? Será que vai ser um menininho? Nossa, que alegria pensar nisso tudo!
Viu só? Aqui estou eu novamente nesse mundo paralelo tão lindo, caótico e fascinante que se chama família e filhos. Eu até me esqueci por completo que nosso país foi escolhido para ser sede das Olimpíadas desse ano.
Ah, me desculpe quem não tem essa chance ou até tem, mas não entende esse tipo de devoção e paixão, mas o mundo lá fora perde um pouco da graça depois que a gente tem filhos. Eles são tão mais interessantes, tão mais cheios de vidas, tão mais honestos, sinceros, alegres, genuínos, cheios de caos, de energia e de vida que o resto se torna...bem, você sabe, resto!
Mas que nosso Brasil possa ter a mesma energia, garra e vontade para melhorar como a que vi nessa época de torcer pela sede das Olimpíadas (ou que sempre vejo em época de jogos de campeonato, copa do mundo, etc, etc, etc...)
Nós brasileiros (pelo menos muitos de nós) merecemos uma mudança!

Um comentário:

Unknown disse...

Tá virando parceria de Blog. :)
Vamos combinar que a gente só pode escrever sobre o mesmo assunto com uma semana de intervalo. hahahha
Me peguei fazendo essas contas de anos e... eixa pra lá.
Bjs